Acessibilidade
 

A acessibilidade é um mecanismo facilitador e de respeito à pessoa com deficiência. O ambiente adequado, adaptado e acessível exerce papel fundamental na vida da pessoa com deficiência, independente da sua idade, pois permite que muitas ações se tornem possíveis.

Diante das limitações que a deficiência proporciona, nossas crianças e adolescentes aprendem a conviver com suas dificuldades e lutam incessantemente para superação de limites. A dificuldade motora e/ou de comunicação oral são grandes dificultadores para autonomia, independência, aprendizado, execução de tarefas diárias, desenvolvimento e interação com o meio.

A Creche Especial Maria Claro visa colaborar nesse propósito por meio de diferentes ações como, proporcionar as acessibilidades necessárias para potencializar oportunidades e contribuir para a melhoria da qualidade de vida de todos os assistidos.

Acessibilidade Arquitetônica: o prédio é adaptado com rampas e barras para facilitar a locomoção. Em parceria com uma arquiteta especialista em acessibilidade realizamos um mapeamento da estrutura física. A partir dessa avaliação foram planejadas algumas mudanças necessárias que esperamos executá-las para melhorar os serviços oferecidos.

Acessibilidade Programática: Todos os programas, regulamentos e normas da entidade visam atender pessoas com deficiência.

Acessibilidade Metodológica: buscamos adaptar os métodos e procedimentos para melhor atender nossos assistidos.

Acessibilidade Comunicacional: entendemos que a linguagem oral é apenas uma forma de comunicação, sendo assim estimulamos outras formas de linguagem. Implantamos a comunicação alternativa, utilizando pranchas, vocalizadores, computadores, acionadores e aventais como instrumentos para comunicação.

Acessibilidade Instrumental: em 2007, iniciamos o projeto da adequação dos diferentes ambientes e instrumentos da entidade.

Com recursos do FUNCAD adquirimos mobiliário adaptado e parque para cadeirantes. No ano seguinte implantamos recursos da tecnologia assistiva nas categorias mobilidade, auxílio de vida diária, acessibilidade ao computador, adequação postural e comunicação através de projeto financiado pela corretora de valores CODEPE.

Em 2010, com a aprovação do projeto: Tecnologia Assistiva pelo FUNCAD demos continuidade ao nosso propósito com a ampliação dos recursos e instrumentos adequados.

A partir da implantação desses projetos, iniciou-se uma nova fase na entidade, pois junto de nossas crianças e adolescentes estamos descobrindo habilidades que antes não podiam exteriorizar e estão superando barreiras que pareciam intransponíveis.

 

Acessibilidade Atitudinal: a maior barreira que a pessoa com deficiência enfrenta é a do preconceito. Infelizmente o paradigma da deficiência como sinônimo de incapacidade ainda existe. Essa afirmação é uma inverdade, pois a incapacidade é muitas vezes mais destacada com a falta de oportunidades.

Buscamos através de nossas ações e conquistas conscientizar a comunidade de que a limitação seja ela física, intelectual, sensorial ou social não é impedimento para inclusão, felicidade e a uma vida com dignidade.

Realizamos palestras, visitas monitoradas e apresentações internas e externas de dança e banda musical.