Novas Perspectivas
 

A Creche Especial Maria Claro durante esses 18 anos de dedicação às crianças e adolescentes com deficiências múltiplas e suas famílias buscou sempre com seriedade e comprometimento, alcançar melhorias no atendimento e suporte oferecido aos atendidos, porém, sempre buscamos ampliar nossos recursos e serviços, pois a Creche Especial Maria Claro graças a esses esforços tem sido referência no atendimento à criança com deficiência.

Atualmente a Creche Especial Maria Claro conta com aproximadamente 65 funcionários e tem uma despesa mensal em torno de cem mil reais. Para conseguirmos os recursos financeiros necessários além das verbas municipais com convênio da Educação, possuímos serviço de telemarketing e equipe de voluntários que realizam diferentes ações para sustentabilidade.

Apesar do crescimento e da qualidade dos serviços, temos necessidade de aprimoramento, ampliação e melhoria de nosso trabalho. Pensando nessas melhorias, realizou-se uma avaliação qualitativa e quantitativa da situação atual.

Dessa forma, mapeamos as seguintes necessidades:

1) Ampliação da equipe interdisciplinar:

Objetivo:
Potencializar a reabilitação e habilitação das crianças e adolescentes da Entidade.
Justificativa: Atualmente contamos com uma equipe interdisciplinar que realiza atendimentos terapêuticos semanais a nossos assistidos.Porém, algumas crianças e adolescentes encontram-se sem atendimento porque o número de terapeutas é insuficiente.

 

2) Contratação de médico neurologista:

Objetivo: Contratação de médico neurologista para acompanhamento de nossas crianças e adolescentes.
Justificativa: A maioria de nossos assistidos, devido a patologias, apresentam crises convulsivas, alterações de comportamento e instabilidade emocional.Fazem uso contínuo de medicamentos, necessitando de acompanhamento e avaliações periódicas.

Quadro Atual: Realizamos encaminhamentos e solicitações de avaliação para profissionais da saúde pública.Porém, muitas vezes, encontramos dificuldades pois é importante um acompanhamento recorrente para melhor desenvolvimento, segurança de nossos assistidos e fortalecimento do trabalho desenvolvido pela Equipe multidisciplinar.

Quadro Ideal: Atendimentos semanais de 4horas na sede da Entidade.