Projetos
 

Durante esses anos de funcionamento, a seriedade, responsabilidade e eficiência do trabalho resultaram no fortalecimento e crescimento quantitativo e qualitativo da Entidade. Parcerias com empresas, universidades e profissionais da saúde, bem como o comprometimento e competência da equipe multidisciplinar, tem nos tornado capazes de oferecer cada vez mais oportunidades de desenvolvimento e autonomia aos nossos atendidos.

Nos últimos anos a Creche Especial Maria Claro vem reestruturando e aprimorando os recursos e serviços através da implantação de projetos.

Em 2005, o instalamos a Oficina Terapêutica Pré-profissionalizante de Reciclagem de Papel, com recursos do Carrefour e Colégio Mentor. No momento, a oficina é auto- sustentável e confecciona blocos, cadernos, agendas, entre outros produtos.

A Creche Especial Maria Claro, pelo reconhecimento da relevância das atividades desenvolvidas, recebeu o 1º Lugar do Prêmio Cidade Solidária (Parceria Fundação Ubaldino do Amaral e CPFL) nos anos de 2006 e 2009.

Com a preocupação em ampliarmos os serviços e instrumentos, elaboramos o Projeto “Acessibilidade Instrumental”, e que adquirimos em 2007 um parque para cadeirantes e mobiliário adaptado com recursos do FUNCAD.

Nos anos de 2008 e 2010 implantamos o Projeto “Tecnologia Assistiva” com recursos da CODEPE (corretora de valores) e do FUNCAD (através do CMDCA), respectivamente.

Com a parceria de universidades e empresas, implantamos em 2008 uma sala de Nutrição Enteral destinada a crianças com gastrostomia (alimentação por sonda) e em 2009 uma sala de informática.

Em 2011 implantamos novas salas de Integração e Estimulação Sensorial, com recursos do FUNCAD (mantido pelo CMDCA), que nos atendimentos terapêuticos fornece e controla a entrada de estímulos de tal forma que criança e adolescentes com disfunção sensorial possam gradativamente adaptar-se às respostas que integram todas as sensações.

Sala de Integração Sensorial Sala de Estimulação Multisensorial

Em 2012, com apoio da Flextronics, implantamos nova sala de informática, ampliando as ações em Tecnologia Assistiva, com equipamentos adequados para uso dos atendidos, bem como softwares.

A partir desses projetos, iniciou-se uma nova fase na entidade, pois junto de nossas crianças estamos descobrindo habilidades e competências que antes não podiam exteriorizar.

Em 2012, a partir de mais uma oportunidade oferecida pelo CMDCA, a Creche Especial Maria Claro executou o Projeto “INCLUSÃO E SOCIEDADE: Formação conceitual e prática voltada à ampliação e integração das redes de apoio à Educação Especial”, tendo como finalidade ampliar as redes de suporte e comunicação entre as Instituições de Sorocaba e região que realizam o atendimento às Pessoas com Deficiência (PcD).

Durante os anos de atuação da Instituição muitos programas socioeducativos foram propostos aos atendidos, visando à garantia de maior autonomia e participação social.

Em meados de 2013 a Diretoria da Instituição intensificou o planejamento de ações direcionadas ao suporte sócio familiar, através de orientações sistematizadas da Equipe Interdisciplinar, bem como a ampliação do espaço físico, através da construção de um novo prédio “Ação Social” que está sendo direcionado à realização de grupos psicossociais, visando o fortalecimento de vínculos; oficinas de aprendizagem e geração de renda, destinadas às famílias dos atendidos. Bem como Oficinas de Artesanato, Costura e Produção de Bombons, realizadas com a participação de voluntários, que dedicam seu tempo às ações sociais da Instituição.

Em 2014, a Instituição se dedicou, novamente com o apoio do CMDCA, ao Projeto “Tudo bem ser diferente”, que beneficiou equipes e alunos de vinte e quatro escolas regulares municipais, através da realização de reuniões de HTPC junto às equipes das escolas, bem como distribuição de livros “Ser diferente é legal”, com abordagem da valorização das diferenças e apresentações musicais, aonde os personagens do livro eram encenados pelas crianças atendidas pela Maria Claro, possibilitando a valorização do potencial de cada um deles através da linguagem da arte e da dança, para superação de limites e preconceitos.

Durante o ano de 2015 a Instituição teve o privilégio de ser contemplada com um novo Projeto apoiado pelo Conselho Municipal da Criança e do Adolescente de Sorocaba CMDCA, com o título “ESTIMULAÇÃO PRECOCE: FORTALECENDO VÍNCULOS ATRAVÉS DO APOIO SOCIOFAMILIAR NA PRIMEIRA INFÂNCIA”. As ações desse projeto tem nos possibilitado acolher a família e a criança na principal etapa de suas vidas, garantindo às mães o acesso a informações sobre o desenvolvimento das crianças, realizando orientações e encaminhamentos necessários a especialistas que possam auxiliar no processo de evolução dos seus filhos, bem como oferecendo atendimento terapêutico com equipe multidisciplinar de reabilitação e habilitação, proporcionando às crianças o acesso aos estímulos que contribuem significativamente no desenvolvimento neuropsicomotor adequado, e às mães acolhimento de expectativas, angústias e aceitação das necessidades especiais da criança, dando-lhes suporte emocional e social, através da escuta qualificada.

As ações propostas acima, alcançadas através do Projeto de Estimulação Precoce, foi o início de um programa que a Instituição vem ampliando em 2016, aprimorando as ações voltadas à primeira infância, através do Projeto “ESTIMULAÇÃO ESSENCIAL: FORTALECENDO VÍNCULOS ATRAVÉS DO APOIO SOCIO FAMILIAR NA PRIMEIRA INFÂNCIA”, que mantém os atendimentos oferecidos às crianças e suas famílias, bem como, da oportunidade a um número maior de crianças e famílias que passam pela experiência de ter uma criança com atraso no desenvolvimento, proporcionando o fortalecimento das trocas com outras famílias que vivenciam as mesmas questões, promovendo a autonomia, inclusão social, melhoria da qualidade de vida desses usuários, bem como a garantia de condições de acesso e informações sobre os seus direitos.