Núcleo de Nutrição Enteral

Nutrição Enteral ou alimentação por sonda é utilizada quando o paciente apresenta dificuldade para deglutir (disfagia orofaríngea) com o risco de aspiração traqueal, que poderá causar pneumonias de repetição, oferecendo risco de vida aos pacientes, ou apresenta dificuldades em se alimentar normalmente via oral com a quantidade suficiente para suprir suas necessidades.

Atualmente, a Instituição atende período integral aproximadamente vinte crianças que recebem dieta industrializada, que contém de forma balanceada todos os nutrientes que o paciente necessita, além de diminuir o risco de contaminação por impurezas e germes. As etapas de conservação, armazenamento, preparo e oferta da dieta, são orientadas pela Nutricionista e Endocrinologista, seguindo protocolos detalhados de acordo com as orientações da Vigilância Sanitária.

Mensalmente são enviadas às famílias, dicas lúdicas relacionadas aos cuidados necessários com a manutenção e higiene da sonda e extensores, buscando a participação das famílias nos cuidados às crianças que se alimentam por sonda.

Em fevereiro de 2012 inauguramos o Núcleo de Nutrição Enteral com 180 m², em substituição à sala usada anteriormente, com todos os recursos necessários, inclusive com novo consultório médico.