O Instituto Maria Claro atua há 30 anos na habilitação e reabilitação de crianças com múltiplas deficiências, em sua maioria com níveis severos de gravidade, o que as impedem de levar uma vida autônoma.
Em geral, essas deficiências abrangem casos de comprometimentos sensoriais e neuropsicomotores, associados a disfunções físicas. Dentre as inúmeras patologias que acometem as crianças atualmente atendidas pelo Instituto Maria Claro, destacam-se:
Má formação cerebral
Hidrocefalia
Microcefalia
Paralisia Cerebral
Má Formação Cerebral: A má formação cerebral refere–se a problemas no desenvolvimento do cérebro, que podem ocorrer durante a gestação ou após o nascimento. Esses problemas podem resultar em diferentes tipos de anomalias no cérebro, afetando diversas áreas e funções.
Hidrocefalia: A hidrocefalia é uma condição em que há acúmulo excessivo de líquido LCR no cérebro. O LCR é um líquido transparente e incolor que circula em torno do cérebro e da medula espinhal, protegendo–os de lesões e ajudando a remover resíduos metabólicos do tecido cerebral. Na hidrocefalia, o excesso deste liquido aumenta a pressão dentro do crânio, causando danos ao cérebro e alterando o seu desenvolvimento.
Microcefalia: A microcefalia é uma condição congênita em que o bebê nasce com um crânio anormalmente pequeno e, muitas vezes, com o cérebro subdesenvolvido. Essa condição pode ocorrer devido a fatores genéticos ou a danos no cérebro do feto durante a gestação.
Distrofia Muscular
Amiotrofia Espinhal
Mielomeningocele
Porencefalia
Holoprosencefalia
Osteogênese imperfeita
Via de regra, as crianças apresentam várias patologias conjugadas, daí a designação “Múltiplas Deficiências.”
Devido às sequelas das patologias, as crianças apresentam diversos problemas de saúde, como distúrbios gastrointestinais, crises convulsivas, baixa imunidade, distúrbios de comportamento, problemas respiratórios e pulmonares, entre outros.
Nele, uma equipe multidisciplinar composta por fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, fonoaudiólogas, psicólogas e hidroterapeutas, realizam os atendimentos em salas com equipamentos apropriados, visando a reabilitação das crianças atendidas. Médicos, enfermeiros e dentistas complementam o processo de tratamento.
Neste núcleo, uma equipe que abrange professores, monitores pedagógicos, psicopedagogas, professor de música, arte educador e nutricionista, atuam nas seguintes frentes de atendimento:
Este núcleo desenvolve atividades que visam prover apoio às famílias das crianças atendidas pelo Instituto Maria Claro, em sua maioria em condições de vulnerabilidade social. A assistência provida pelo Instituto Maria Claro consiste nas seguintes ações:
Este programa tem o objetivo de estimular e promover o desenvolvimento sensório-motor, cognitivo e afetivo de crianças de zero a cinco anos de idade. Única na cidade de Sorocaba, esta modalidade de atendimento terapêutico é considerada de vital importância, tendo em vista o maior potencial de neuroplasticidade que as crianças diagnosticadas com atraso no desenvolvimento, podem alcançar nos primeiros meses de vida. Em relação ao processo terapêutico tradicional, o PEP apresenta duas especificidades essenciais: