O QUE FAZEMOS

O Instituto Maria Claro atua há 30 anos na habilitação e reabilitação de crianças com múltiplas deficiências, em sua maioria com níveis severos de gravidade, o que as impedem de levar uma vida autônoma.

Em geral, essas deficiências abrangem casos de comprometimentos sensoriais e neuropsicomotores, associados a disfunções físicas. Dentre as inúmeras patologias que acometem as crianças atualmente atendidas pelo Instituto Maria Claro, destacam-se:

Má formação cerebral

Hidrocefalia

Microcefalia

Paralisia Cerebral

Má Formação Cerebral: A má formação cerebral referese a problemas no desenvolvimento do cérebro, que podem ocorrer durante a gestação ou após o nascimento. Esses problemas podem resultar em diferentes tipos de anomalias no cérebro, afetando diversas áreas e funções.

Hidrocefalia: A hidrocefalia é uma condição em que há acúmulo excessivo de líquido LCR no cérebro. O LCR é um líquido transparente e incolor que circula em torno do cérebro e da medula espinhal, protegendoos de lesões e ajudando a remover resíduos metabólicos do tecido cerebral. Na hidrocefalia, o excesso deste liquido aumenta a pressão dentro do crânio, causando danos ao cérebro e alterando o seu desenvolvimento.

Microcefalia: A microcefalia é uma condição congênita em que o bebê nasce com um crânio anormalmente pequeno e, muitas vezes, com o cérebro subdesenvolvido. Essa condição pode ocorrer devido a fatores genéticos ou a danos no cérebro do feto durante a gestação.

Paralisia Cerebral: A paralisia cerebral descreve um grupo de desordens neurológicas que afetam o controle muscular e o movimento. Essa condição é causada por lesões ou danos no cérebro que ocorrem durante o desenvolvimento fetal ou na primeira infância.

Distrofia Muscular

Amiotrofia Espinhal

Mielomeningocele

Porencefalia

Distrofia Muscular: A distrofia muscular é um grupo de doenças genéticas que afetam os músculos do corpo.
Essas doenças causam fraqueza
e degeneração progressiva dos músculos, o que pode levar à incapacidade e limitações físicas.
Amiotrofia Espinhal: A amiotrofia espinhal (AME) é uma doença genética que afeta as células nervosas responsáveis por controlar os músculos do corpo. Essa doença é causada por uma mutação em um gene que é necessário para a sobrevivência dessas células nervosas, o que leva à sua degeneração progressiva.
Mielomeningocele: A mielomeningocele é uma condição congênita em que a medula espinhal e as meninges não se desenvolvem adequadamente durante a gestação, resultando em uma abertura na coluna vertebral.
Porencefalia: A porencefalia é uma condição cerebral rara em que há a formação de cistos ou cavidades no cérebro, que se comunicam com o líquido cefalorraquidiano (LCR). Esses cistos ou cavidades são resultado de lesões no cérebro que podem ocorrer durante o desenvolvimento fetal ou após o nascimento, como resultado de infecções, AVC ou traumas.

Holoprosencefalia

Osteogênese imperfeita

Síndromes diversas
(Down, West, Cri-du-chat, etc.)
Holoprosencefalia: A holoprosencefalia é uma condição congênita rara em que o cérebro não se divide completamente em dois hemisférios cerebrais separados durante o desenvolvimento fetal. Em vez disso, há uma falha na formação da linha média do cérebro, resultando em uma estrutura cerebral anormal.
Osteogênese Imperfeita: A osteogênese imperfeita (OI) é uma condição genética rara que afeta a produção de colágeno, uma proteína importante que dá estrutura e resistência aos ossos. Como resultado, os ossos são mais frágeis e propensos a fraturas. Além disso, a OI também pode afetar outras partes do corpo, como os músculos, os ligamentos, os dentes e os olhos.
Síndromes Diversas: As síndromes são conjuntos de sinais e sintomas que ocorrem em conjunto e caracterizam uma determinada condição médica. Esses sinais e sintomas podem ser físicos, comportamentais, psicológicos ou uma combinação deles. Existem muitas síndromes diferentes, algumas das quais são genéticas, enquanto outras são adquiridas.

Via de regra, as crianças apresentam várias patologias conjugadas, daí a designação “Múltiplas Deficiências.”

 

Devido às sequelas das patologias, as crianças apresentam diversos problemas de saúde, como distúrbios gastrointestinais, crises convulsivas, baixa imunidade, distúrbios de comportamento, problemas respiratórios e pulmonares, entre outros.

O TRABALHO DE ASSISTÊNCIA PRESTADO PELO INSTITUTO MARIA CLARO É TOTALMENTE GRATUITO, SENDO É DESENVOLVIDO EM 4 NÚCLEOS DE ATENDIMENTO:

Núcleo Terapêutico

Nele, uma equipe multidisciplinar composta por fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, fonoaudiólogas, psicólogas e hidroterapeutas, realizam os atendimentos em salas com equipamentos apropriados, visando a reabilitação das crianças atendidas. Médicos, enfermeiros e dentistas complementam o processo de tratamento.

Núcleo Pedagógico

Neste núcleo, uma equipe que abrange professores, monitores pedagógicos, psicopedagogas, professor de música, arte educador e nutricionista, atuam nas seguintes frentes de atendimento:

  • Atividades voltadas ao desenvolvimento cognitivo e capacitação da criança para a inclusão escolar;
  • Apoio pedagógico e acompanhamento do desempenho dos alunos que frequentam a rede regular de ensino;
  • Orientação às escolas frequentadas pelas crianças do Instituto, quanto a melhor forma de abordagem das patologias, definição das estratégias de trabalho e as condições de acessibilidade;
  • Definição e execução do cardápio adaptado às necessidades especiais de cada criança, incluindo aquelas dependentes de alimentação enteral (atualmente, o Instituto Maria Claro é a única instituição que provê alimentação enteral gratuitamente, em Sorocaba).

Núcleo de Atendimento Socioassistencial

Este núcleo desenvolve atividades que visam prover apoio às famílias das crianças atendidas pelo Instituto Maria Claro, em sua maioria em condições de vulnerabilidade social. A assistência provida pelo Instituto Maria Claro consiste nas seguintes ações:

  • Acolhimento, triagem, avaliação socioeconômica e diagnóstico social das famílias;
  • Escuta qualificada e encaminhamentos a rede socioassistencial;
  • Realização de visitas domiciliares;
  • Orientações aos pais e familiares sobre concessões e benefícios estabelecidos nas Leis Federais, Estaduais e Municipais;
  • Fortalecimento de convivência e vínculos familiares;
  • Fornecimento de cestas básicas.  

Núcleo Programa de Estimulação Precoce - PEP

Este programa tem o objetivo de estimular e promover o desenvolvimento sensório-motor, cognitivo e afetivo de crianças de zero a cinco anos de idade. Única na cidade de Sorocaba, esta modalidade de atendimento terapêutico é considerada de vital importância, tendo em vista o maior potencial de neuroplasticidade que as crianças diagnosticadas com atraso no desenvolvimento, podem alcançar nos primeiros meses de vida. Em relação ao processo terapêutico tradicional, o PEP apresenta duas especificidades essenciais:

  • A participação dos familiares no processo, visto que eles terão que replicar, em casa, as técnicas terapêuticas aplicadas à criança no Instituto;
  • Trabalho intenso de fortalecimento do vínculo família-criança.